A aula teve início com uma atividade em grupo (A-B-C-D-E) para o grupo apresentar uma música, paródia ou poema sobre a avaliação. O nosso grupo era composto por Bruno Batista, Caio Lucena, David Luan e Ewerton Silva. Escolhemos a seguinte música:
· Garota de Ipanema (Tom Jobim)
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
É ela a provinha que reprova ou que passa
Pra qualificar ou pra classificar
A gente quando é colocado pra uma prova ferrenha
Não importa se é Múcio, Andréa ou Renilze
Se não tirar 10 o currículo afundar
A esse modelo batido
A vamo descobrir isso
A vamo formar é isso
É preciso dar continuidade
Ao processo de aprendizagem
A se o teacher souber qualificar
Os alunos todinhos se enchem de graça
E ficam mais livres com o 10 que tirou
Em seguida a professora apresentou um slide sobre avaliação
Assunto: PLANEJAMENTO
Tema: Conteúdo a ser elaborado
Objetivo: O que quer que o aluno saiba (algo concreto)
Estratégia de ensino: Como você trabalhará na aula
· Descrever em tópicos (de forma objetiva)
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM TENDO COMO REFERÊNCIA CIPRIANO LUCKESI.
· Contextos pedagógicos (dominante, hegemônico, conservador)
· Novo modelo avaliativo
· Perspectiva diagnóstica – conduz a novos encaminhamentos
· Perspectiva formativa
· Perspectiva contínua
· Instrumentos avaliativos (inúmeros como por exemplo: atividade descrita, portifólio, pôster, prova, resenha, testes, exercícios, questionários, etc.)
· Avaliação contempla (construção do indivíduo, ação dos professores, a instituição de ensino, etc)
Na visão de Luckesi, a avaliação é “atividade racionalmente definida dentro de um encaminhamento político e decisivo a favor da competência de todos para participação democrática”.
Muito bem sintetizada a aula.
ResponderExcluirParabéns, especificamente, por terem conteplado os tópicos avaliativos.
Só que, a particitação na aula é fundamental para a construção do conhecimento, logo, não se limitem ao registro, pois, a participação efetiva, a leitura com síntes, etc., garante a construção de seu conhecimento.