domingo, 27 de novembro de 2011

RESUMO DA AULA DO DIA 24/11/11

A aula teve início com uma atividade em grupo (A-B-C-D-E) para o grupo apresentar uma música, paródia ou poema sobre a avaliação. O nosso grupo era composto por Bruno Batista, Caio Lucena, David Luan e Ewerton Silva. Escolhemos a seguinte música:
·         Garota de Ipanema (Tom Jobim)
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
É ela a provinha que reprova ou que passa
Pra qualificar ou pra classificar

A gente quando é colocado pra uma prova ferrenha
Não importa se é Múcio, Andréa ou Renilze
Se não tirar 10 o currículo afundar

A esse modelo batido
A vamo descobrir isso
A vamo formar é isso
É preciso dar continuidade
Ao processo de aprendizagem
A se o teacher souber qualificar
Os alunos todinhos se enchem de graça
E ficam mais livres com o 10 que tirou

Em seguida a professora apresentou um slide sobre avaliação
Assunto: PLANEJAMENTO
Tema: Conteúdo a ser elaborado
Objetivo: O que quer que o aluno saiba (algo concreto)
Estratégia de ensino: Como você trabalhará na aula
·         Descrever em tópicos (de forma objetiva)

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM TENDO COMO REFERÊNCIA CIPRIANO LUCKESI.

·         Contextos pedagógicos (dominante, hegemônico, conservador)
·         Novo modelo avaliativo
·         Perspectiva diagnóstica – conduz a novos encaminhamentos
·         Perspectiva formativa
·         Perspectiva contínua
·         Instrumentos avaliativos (inúmeros como por exemplo: atividade descrita, portifólio, pôster, prova, resenha, testes, exercícios, questionários, etc.)
·         Avaliação contempla (construção do indivíduo, ação dos professores, a instituição de ensino, etc)

Na visão de Luckesi, a avaliação é “atividade racionalmente definida dentro de um encaminhamento político e decisivo a favor da competência de todos para participação democrática”.

Um comentário:

  1. Muito bem sintetizada a aula.
    Parabéns, especificamente, por terem conteplado os tópicos avaliativos.

    Só que, a particitação na aula é fundamental para a construção do conhecimento, logo, não se limitem ao registro, pois, a participação efetiva, a leitura com síntes, etc., garante a construção de seu conhecimento.

    ResponderExcluir