terça-feira, 22 de novembro de 2011

RESUMO DA AULA DO DIA 20/10/11

Questionário

1. No vídeo “Aprender a Aprender” que posturas assumidas pelo educador você acha coerente para uma prática pedagógica na sala de aula? Justifique sua resposta.

R - O ensino do professor é primordial para passar seus conhecimentos aos alunos, o professor deve ser um facilitador, pois só ele possui os conhecimentos adequados para ser passado para o aluno da melhor forma. A postura adotada pelo professor foi de extrema importância para o aprendizado do aluno.

2. “Diante do tema: “a intencionalidade do ensino”, que apontam Veiga e Castanho, no livro “Lições de Didática” (cap. 1 e 2), quanto ao papel do educador?

R - . A INTENCIONALIDADE EDUCATIVA DO PROFESSOR É A RESPONSABILIDADE QUE O EDUCADOR TEM NA VIDA DEVSEUS ALUNOS. O PROFESSOR NÃO ESTÁ NA SALA DE AULA PARA, APENAS, MINISTRA CONTEÚDOS, MAS TEM QUE TER A CONSCIÊNCIA QUE SUAS ATITUDES INFLUENCIARÁ NO CARÁTER E CONHECIMENTO DOS SEUS ALUNOS. O PROFESSOR É UMA REFERÊNCIA PARA SEUS ALUNOS. É CONSELHEIRO, PSICOLOGO, FORMADOR DE OPINIÃO. UM BOM EDUCADOR TEM QUE TER AFETIVIDADE POR SEUS ALUNOS, PROCURAR UMA MELHOR MANEIRA DE TRANSMITIR SEUS CONHECIMENTOS E COMPREENDER CADA SITUAÇÃO QUE SEUS ALUNOS PASSAM

3. Considerando as tendências pedagógicas sobre qual tendência você fundamentaria sua prática pedagógica? E, por quê?

R - FUNDAMENTARIA A TENDÊNCIA PROGRESSISTA "CRÍTICO SOCIAL”. PORQUE OS CONTEÚDOS CULTURAIS UNIVERSAIS QUE SÃO INCORPORADOS PELA HUMANIDADE FRENTE À REALIDADE SOCIAL O MÉTODO PARTE DE UMA RELAÇÃO DIRETA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CONFRONTADA COM O SABER SISTEMATIZADO E O PAPEL DO ALUNO COMO PARTICIPADOR E DO PROFESSOR COMO MEDIADOR ENTRE O SABER E O ALUNO. BASEADAS NAS ESTRUTURAS COGNITIVAS JÁ ESTRUTURADAS NOS ALUNOS.

4.   Qual o valor de conhecer as concepções psicológicas sobre o “conhecimento” para a prática pedagógica?

R - A POSSIBILIDADE DA PSICOPEDAGOGIA TER RECURSOS PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CRIATIVO E COGNITIVO DA CRIANÇA. CONHECER O NÍVEL DE PENSAMENTO DE UM CRIANÇA, JUSTIFICA-SE VISANDO A POSSIBILIDADE DE INTERFERÊNCIAS CRIATIVAS, PELA VISÃO CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA, PROVOCANDO COM REFLEXÕES AS DESACOMODAÇÕES NECESSÁRIAS PARA AVANÇAR AOS NÍVEIS SUBSEQUENTES DE PENSAMENTO.ISSO SIGNIFICA DIZER QUE CADA SER HUMANO NASCE COM A POSSIBILIDADE DE QUESTIONAMENTOS. (POSTADO POR LARYSSA GRAZYELLE)

R - É O PROFESSOR RECONHECER QUE OS ALUNOS TEM NECESSIDADES AS VEZES QUE NÃO ESTÁ RELACIONADO COM DISCIPLINA ABORDADA PELO PROFESSOR. TODO E QUALQUER CONTEÚDO DEVE SER PASSADO DE UMA FORMA HARMÔNICA PARA QUE EM UM FUTURO PRÓXIMO O PROFESSOR TENHA UM FEEDBACK POSITIVO DOS ALUNOS. (POSTADO POR EWERTON SILVA)



R – CONHECER O COMPORTAMENTO FÍSICO E MENTAL PROPORCIONA AOS PROFESSORES UMA MAIOR FACILIDADE NA PERCEPÇÃO DA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS COM SEUS ALUNOS, AUXILIANDO ASSIM A ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS QUE MELHOR SE ENCAIXEM NAS NECESSIDADES E NO PERFIL DE CADA INDIVÍDUO, PROPORCIONANDO ASSIM O AUMENTO NA INTERAÇÃO E NOS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM. (POSTADO POR CAMILA ALBUQUERQUE)

Um comentário:

  1. Que ótimo que desceveram com suas palavras o que de fato foi trabalhado na sala de aula.
    E, apontaram, individualmente, os aspectos interativos.

    ResponderExcluir