sexta-feira, 26 de agosto de 2011

LIVRO DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - CAPÍTULO 3


CAPÍTULO 03 - Didática: Teoria da Instrução e do Ensino.
Neste capítulo, Libâneo aborda os vínculos da didática com os fundamentos educacionais, explicita seu objetivo de estudar e relacionar os principais temas da didática indispensáveis para o exercício profissional.

A didática como atividade pedagógica escolar.
Sabedores que a pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, a didática coloca-se para assegurar o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político, social e técnica, afirmando daí o caráter essencialmente pedagógico desta disciplina. Define assim a didática como mediação escolar entre objetivos e conteúdos do ensino. Define o autor, mais alguns termos fundamentais nesta estruturação escolar, a instrução como processo e o resultado da assimilação sólida de conhecimentos; o currículo como expressão dos conteúdos de instrução; e a metodologia como conjunto dos procedimentos de investigação quanto a fundamentos e validade das diferentes ciências, sendo as técnicas recursos ou meios de ensino seus complementos.
Sintetizando, os temas fundamentais da didática são:
*Os objetivos sócio-pedagógicos;
* Os conteúdos escolares;
* Os princípios didáticos;
* Os métodos de ensino aprendizagem;
*As formas organizadas do ensino.

Objetivo de estudo: o processo de ensino
Sem dúvida, o objetivo do estudo da didática é o processo de ensino. Podemos definir, conforme o autor, o processo de ensino como uma seqüência de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. Destaca a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino. Libâneo ainda coloca que ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direção do professor.
Os componentes do processo didático.
O ensino, por mais simples que pareça, envolve uma atividade complexa, sendo influenciado por condições internas e externas. Conhecer estas condições é fator fundamental para o trabalho docente. A situação didática em sala de aula esta sujeita também a determinantes econômico-sociais e sócio–culturais, afetando assim a ação didática diretamente.
Assim sendo, o processo didático está centrado na relação entre ensino e aprendizagem. Podemos daí determinar os elementos constitutivos da Didática:
* Conteúdos das matérias;
* Ação de ensinar;
* Ação de aprender.

Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas.
O autor afirma que a didática e sua história estão ligadas ao aparecimento do ensino. Desde a Antigüidade clássica ou no período medieval já temos registro de formas de ação pedagógicas em escolas e mosteiros. Entretanto, a didática aparece em obra em meados do século XVII, com João Amos Comenio, ao escrever a primeira obra sobre a didática "A didática Magna", estabelecendo na obra alguns princípios com:
*A finalidade da educação é conduzir a felicidade eterna com Deus;
*O homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é de acordo com suas características de idade e capacidade;
*A assimilação dos conhecimentos não se da de forma imediata;
*O ensino deve seguir o curso da natureza infantil; por isto as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez.
Já mais adiante, Jean Jacques Rousseau (1712-1778) propôs uma nova concepção de ensino, baseado nas necessidades e interesses imediatos da criança. Porém, este autor não colocou suas idéias em prática, cabendo mais adiante a outro pesquisador fazê-lo, Henrique Pestalozzi (1746-1827), que trabalhava com a educação de crianças pobres. Estes três teóricos influenciaram muito Johann Friedrich Herbart (1776-1841), que tornou a verdadeira inspiração para pedagogia conservadora, determinando que o fim da educação seja a moralidade atingida através da instrução de ensino. Estes autores e outros tantos formam as bases para o que chamamos modernamente de Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada.

Tendências pedagógicas no Brasil e a Didática.
Nos últimos anos, no Brasil, vêm sendo realizados muitos estudos sobre a história da didática no nosso país e suas lutas, classificando as tendências pedagógicas em duas grandes correntes: as de cunho liberal e as de cunho progressivista. Estas duas correntes têm grandes diferenças entre si. A tradicional vê a didática como uma disciplina normativa, com regras e procedimentos padrões, centrando a atividade de ensinar no professor e usando a palavra (transmissão oral) como principal recurso pedagógico. Já a didática de cunho progressivista é entendida como direção da aprendizagem, o aluno é o sujeito deste processo e o professor deve oferecer condições propícias para estimular o interesse dos alunos por esta razão os adeptos desta tendência dizem que o professor não ensina; antes, ajuda o aluno a prender.
Também temos aqui colocado pelo autor as tendências principais desta evolução e suas principais publicações na época. Vimos também que as tendências progressivas só tomaram força nos anos 80, com as denominadas "teorias críticas da educação". O autor lista também as várias divisões destas duas tendências e explica suas diferenças vitais.

A Didática e as tarefas do professor.
O modo de fazer docente determina a linha e a qualidade do ensino, traçam-se aqui, pelo autor, os principais objetivos da atuação docente:
*Assegurar ao aluno domínio duradouro e seguro dos conhecimentos;
*Criar condições para o desenvolvimento de capacidades e habilidades visando à autonomia na aprendizagem e independência de pensamento dos alunos;
*Orientar as tarefas do ensino para a formação da personalidade.
Estes três itens se integram entre si, pois a aprendizagem é um processo. Depois, o autor levanta os principais pontos do planejamento escolar:
*Compressão da relação entre educação escolar e objetivo sócio-político;
*Domínio do conteúdo e sua relação com a vida prática;
*Capacidade de dividir a matéria em módulos ou unidades;
*Conhecer as características sócio-culturais e individuais dos alunos;
*Domínio de métodos de ensino;
*Conhecimento dos programas oficial;
*Manter-se bem informado sobre livros e artigos ligados a sua disciplina e fatos relevantes.
Já a direção do ensino e aprendizagem requer outros procedimentos do professor:
*Conhecimento das funções didáticas;
*Compatibilizar princípios gerais com conteúdos e métodos da disciplina;
*Domínio dos métodos e de recursos tauxiares;
*Habilidade de expressar idéias com clareza;
*Tornar os conteúdos reais;
*Saber formular perguntas e problemas;
*Conhecimento das habilidades reais dos alunos;
*Oferecer métodos que valorizem o trabalho intelectual independente;
*Ter uma linha de conduta de relacionamento com os alunos;
*Estimular o interesse pelo estudo.
Para a avaliação os procedimentos são outros por parte do professor:
*Verificação continua dos objetivos alcançados e do rendimento nas atividades;
*Dominar os meios de avaliação diagnóstica;
*Conhecer os tipos de provas e de avaliação qualitativa.
Estes requisitos são necessários para o professor poder exercer sua função docente frente aos alunos e institutos em que trabalha. Por isto, o professor, no ato profissional, deve exercitar o pensamento para descobrir constantemente as relações sociais reais que envolvem sua disciplina e a sua inserção nesta sociedade globalizada, desconfiando do normal e olhando sempre por traz das aparências, seja do livro didático ou mesmo de ações pré-estabelecidas. 

2 comentários:

  1. Que ótimo que ressaltaram algo fundamental neste capítulo "ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direção do professor" e diante da postura do aluno, é claro.

    Achei excelente os tópicos da tarefa do professor.
    Parabéns!!! Leve para debatermos na sala.

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  2. Recursos Didáticos
    Dinâmicas online – Disponível em: http://www.formador.com.br/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Blog dos poetas – Disponível em: http://blogdospoetas.com.br/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Arteirinhos – Arte na Educação – Disponível em: http://arteirinhos.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Caldeirão de ideias – Disponível em: http://nteitaperuna.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Educatube – Disponível em: Acesso em: http://educa-tube.blogspot.com// Setembro de 2011.
    70 anos de cinema – Disponível em: http://www.65anosdecinema.pro.br/paginaPrincipal.jsf Acesso em: Setembro de 2011.
    Guia de uso de imagens – Disponível em: Acesso em: http://blosque.com/31-sites-onde-achar-imagens-para-o-seu-blog-guia-de-uso-de-imagens/ Setembro de 2011.
    Porta-curtas Petrobras – Disponível em: Acesso em: http://www.portacurtas.com.br/index.asp Setembro de 2011.
    Para baixar música – Disponível em: http://addsite.wordpress.com/2008/10/05/35/ Acesso em: Setembro de 2011.
    100 músicas × 100 anos – Disponível em: http://www.planetarei.com.br/100anos/index.htm Acesso em: Setembro de 2011.
    Artes plásticas – Disponível em: http://www.artknowledgenews.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Domínio Público – Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp;jsessionid=B4A5919DD4E04B2FD29D5A0C1FDDE6F9 Acesso em: Setembro de 2011.
    Biblioteca Digital Mundial – Disponível em: http://www.wdl.org/pt/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Planeta Tic – Disponível em: http://www.planeta.sitedaescola.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Jogo dramático – Disponível em: http://jogodramatico.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.

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