quinta-feira, 8 de setembro de 2011

LIVRO DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - CAPÍTULO 4

O Processo de Ensino na Escola
O magistério se caracteriza nas atividades de ensino das matérias escolares criando uma relação recíproca entre a atividade do professor (ensino) e a atividade de estudo dos alunos (aprendizagem). Criar esta unidade entre o ensino-aprendizagem é o papel fundamental dos processos de ensino na escola, pois as relações entre alunos, professores e matérias são dinâmicas.
As características do processo de ensino
Começa analisando as características do ensino tradicional e suas principais limitações pedagógicas. O professor só passa a matéria e o aluno recebe e reproduz mecanicamente o que absorve; é dada uma excessiva importância a matéria do livro sem dar a ele um caráter vivo; o ensino é somente transmitido com dificuldades para detectar o ritmo de cada aluno no aprender; o trabalho docente está restrito às paredes da sala de aula. Libâneo quer que entendamos o processo de ensino como visando alcançar resultados tendo como ponto de partida o nível de conhecimentos dos alunos.
Processos didáticos básicos: ensino e aprendizagem
A aprendizagem esta presente em qualquer atividade humana em que possamos aprender algo. A aprendizagem pode ocorrer de duas formas: casual, quando for espontânea ou organizada quando for aprender um conhecimento específico.
Isto define a aprendizagem escolar como um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental. Isto significa que podemos aprender conhecimentos sistematizados, hábitos, atitudes e valores. Neste sentido, temos o processo de assimilação ativa que oferece uma percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudes do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor. Podemos ainda dizer que existem dois níveis de aprendizagem humana: o reflexo e o cognitivo. Isto determina uma interligação nos momentos da assimilação ativa, implicando nas atividades mental e práticas.
O ensino é a combinação entre a condução do processo de ensino pelo professor e a assimilação ativa do aluno. O ensino tem três funções inseparáveis:
  1. Organizar os conteúdos para transmissão, oferecendo ao aluno relação subjetiva com os mesmos.
  2. Ajuda os alunos nas suas possibilidade de aprender.
  3. Dirigir e controlar atividade do professor para os objetivos da aprendizagem.
Mostra-se também a unidade necessária entre ensino e a aprendizagem, afinal o processo de ensino deve estabelecer apenas exigências e expectativas que os alunos possam cumprir para poder realmente envolve-los neste processo e mobilizar as suas energias.
Estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino
A estrutura e componentes explica o processo didático como a ação recíproca entre três componentes; os conteúdos, o ensino e a aprendizagem. Já o processo de ensino realizado no trabalho docente é um sistema articulado, formado pelos objetivos, conteúdos, métodos e condições, sendo, como sempre, o professor o responsável por esta condução Existem algumas condições para que a contradição se transforme em forca motriz:
1. Dar ao aluno consciência das dificuldades que aparecem no confronto com um conhecimento novo que não conhecem.
2. O volume de atividades, conhecimento e exercícios devem considerar o preparo prévio do aluno.
3. Estas condições devem constar do planejamento.

A estruturação do trabalho docente
Neste tópico Libâneo reflete sobre este entendimento errôneo de que o trabalho docente na escola é o de "passar" a matéria de acordo, geralmente, com o livro didático. E mostra que a estrutura da aula deve ter um trabalho ativo e conjunto entre professor e aluno, ligado estreitamente com a metodologia específica das matérias, porém, não se identifica com leia. A cinco momentos da metodologia de ensino na sala de aula:
  1. Orientação inicial dos objetivos de ensino aprendizagem;
  2. Transmissão /assimilação da matéria nova;
  3. Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos;
  4. Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos;
  5. Verificação e avaliação dos conhecimentos e habilidades.
O caráter educativo do processo de ensino e o ensino crítico
Este caráter educativo do processo de ensino está intimamente ligado com o ensino crítico, dando a ele uma característica mais ampla, determinada social e pedagogicamente. Este ensino é critico por estar engajamento social, político e pedagogicamente, determinando uma postura frente às relações sociais vigentes e à prática social real.



Um comentário:

  1. Ewerton Silva, Camila Albuquerque, Larissa Graziell, vejo que estão cada dia se dedicando neste registor. Parabéns por terem resitrado a sítnese do cap. 4 de Libâneo (1994).

    Achei importante terem destacado os pontos:
    - "o processo de ensino ..., formado pelos objetivos, conteúdos, métodos e condições, sendo, ... o professor o responsável por esta condução."
    - as condições para aprendizagem:
    1. Dar ao aluno consciência das dificuldades que aparecem no confronto com um conhecimento novo que não conhecem.
    2. O volume de atividades, conhecimento e exercícios devem considerar o preparo prévio do aluno.
    3. Estas condições devem constar do planejamento.

    - E, os momentos da metodologia de ensino na sala de aula:

    1. Orientação inicial dos objetivos de ensino aprendizagem;
    2.Transmissão /assimilação da matéria nova;
    3. Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos;
    4. Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos;
    5. Verificação e avaliação dos conhecimentos e habilidades.

    Parabéns!!!

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