sexta-feira, 19 de agosto de 2011

LIVRO DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - CAPÍTULOS 1 E 2

 Alunos: Camila Albuquerque
              Ewerton Silva
              Laryssa Grazyelle
CAPÍTULO 01
PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGOGIA E DIDÁTICA.
O livro aborda o tema didático no conjunto dos conhecimentos pedagógicos, demonstrando a fundamental importância do ato de ensinar na formação humana para vivermos em sociedade. Neste capítulo, serão abordados:
·         Prática educativa e sociedade;
·          Educação, instrução e ensino;
·          Educação escolar, pedagogia e didática;
·          A didática e a formação profissional do professor.
PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE.
Os professores são importantes para o processo educativo, sendo peças principais para a formação das gerações e para os padrões de sociedade que buscamos. Neste tema o autor situa a educação como fenômeno social universal determinando o caráter existencial e essencial da mesma. Estuda também os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a intencional refere-se àquelas que têm objetivos e intenções definidos. A educação pode ser também, formal ou não-formal, dependendo sempre dos objetivos. A educação não-formal é aquela realizada fora dos sistemas educacionais convencionais, e a educação formal é a que acontece nas escolas, agências de instrução e educação ou outras.
O autor também relata o papel social da educação e como seus conteúdos objetivos são determinados pelas sociedades, política e ideologia predominantes. Fala desta relação importante da educação com os processos formadores da sociedade. O autor considera tais influencias como fatores fundamentais das desigualdades entre os homens, sendo um traço fundamental desta sociedade. Colocam as ideologias como valores apresentados pela minoria dominante, politizando a prática educativa e demonstrando o seu envolvimento com o social. Ele afirma que escola é o local de atuação política do professor, politizando ainda mais o ambiente escolar, pois é nela que poderá expor suas ideologias e assim passar a diante seus ideais.
EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO E ENSINO.
Neste texto o autor destaca três palavras chaves, suas diferenças e ligações. A educação pode ser descrita de várias maneiras: formação de qualidades humanas; orientação da atividade humana na sua relação com o meio social. Já a instrução está relacionada à formação e ao desenvolvimento das capacidades cognoscitivas, mediante o domínio de certos conhecimentos. O ensino por sua vez é conceituado aqui como as ações, meios, condições para que aconteça a instrução. Observa-se então que se pode instruir sem educar, e educar sem instruir; conhecer os conteúdos de uma matéria não leva necessariamente praticá-los, pois o objetivo educativo não é um resultado natural e colateral do ensino. Cumpre acentuar, entretanto, que o ensino é o principal meio e fator da educação.
EDUCAÇÃO ESCOLAR, PEDAGOGIA E DIDÁTICA.
A educação escolar é um sistema de instrução e ensino de objetivos intencionais, sistematizados e com alto grau de organização, dando a importância da mesma para uma democratização maior dos conhecimentos. O autor coloca que as práticas educativas é que verdadeiramente podem determinar as ações da escola e seu comprometimento social com a transformação. Afirma que a pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção na mesma, diz que a Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia para poder estudar melhor os modos e condições de realizarmos o ensino e instrução. Ainda coloca a importância da sociologia da educação, psicologia da educação nestes processos de relação aluno-professor.
A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR.
Determina o autor, que as duas dimensões da formação profissional do professor para o trabalho didático em sala de aula. A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia que contribui para um melhor conhecimento cientifico e uma melhor visão do contexto que ira atua como professor.
A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor permitindo que o professor possa passar o conteúdo de uma forma mais dinâmica e suave para os seus futuros alunos. Neste final de capítulo o autor define a didática como a mediação entre as dimensões do conhecimento e a prática do ensino.

CAPÍTULO 2
DIDÁTICA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
O autor inicia o capítulo levantando a questão da preparação das crianças e jovens para inserção no contexto social e destaca que esse é o objetivo da escola, que por meio do educador utiliza à didática e metodologias de ensino específicas que transmitem o seu conhecimento pedagógico com o objetivo de passar a instrução necessária através do ensino e assim desenvolver a capacidade intelectual do aluno. Levantar perguntas sobre a capacidade de atendimento das escolas, cumprimento de obrigações por parte do governo junto ao ensino e o próprio funcionamento da escola, ressaltando que existe um conjunto de causas externas e internas que interferem diretamente nesses pontos.
A ESCOLARIZAÇÃO E AS LUTAS DEMOCRÁTICAS
A formação dos contextos culturais e científicos destinado aos alunos é composta por uma escolarização necessária para que aja o desenvolvimento de suas capacidade e habilidades e deve ser sistematizado em fases diversas, onde este fator deve ser proporcionado pelo poder publico através da permanência na escola básica. O autor cita Guiomar Namo de Mello escrevendo: “A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática”, mais ressalva que a escola pública passa longe de atender as finalidades para as quais foram criadas levantando que o poder público não trabalha com uma política de responsabilidade digna e as escolas são utilizadas na maioria das vezes com finalidades eleitorais. Dados demonstram índices de escolarização baixa na educação básica e alto índice de analfabetismo entre a população de 5 a 14 anos, tais dados podem ser refletidos por questões que interferem diretamente no processo educacional como a desigualdade social e os fatores externos que interferem no funcionamento das escolas. Libâneo afirma que para existir uma boa qualidade na escolarização há a necessidade de atuação de modo correto do caráter político e pedagógico tornando a escola democrática, pois é lá que ocorre a transmissão e assimilação dos conhecimentos.
O FRACASSO ESCOLAR PRECISA SER DERROTADO
O fracasso escolar pode ser medido pela falha no processo de alfabetização que provoca um elevado número de reprovações nas séries iniciais de ensino.Dados demonstram que as escolas não estão conseguindo manter os alunos estudando, esse fato pode ser explicado por fatores externos como as condições de vida e psicologias dos alunos, mas também pela falta de preparo de escolas e professores no desenvolvimento de processos pedagógicos adequados para tratar com alunos de diferentes organização social. Inadequadamente são criados padrões de alunos considerados “normais” que recebem tratamento diferenciado e quem não se enquadram nesses padrões são automaticamente considerados carentes ou atrasados e entram na mira de professores que já os candidatam a alunos que não atingirão o desenvolvimento, mais se sabe, o ensino adequado pode facilitar o desenvolvimento do intelectual do aluno independente de padrões pré-estabelecidos. Para acabar com o fracasso escolar tanto a escola como o professo deve rever suas concepções de ensino, o autor destaca a frase do um psicólogo da educação David Ausubel que diz: “O fator isolado mais importante que influência na aprendizagem é aquilo que o aluno já conhece; descubra-se o que ele sabe e baseie nisso seus ensinamentos”, ora, procure entender o que passa na vida do aluno para ter um ponto de partida para a metodologia de ensino com o mesmo. É papel da escola e do professor lutar contra o fracasso escolar.
AS TAREFAS DA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA
A maior tarefa das escolas é através do ensino fornecer a instrução para que aja a formação de valores e convicções como respeito pelos companheiros, solidariedade, coerência, além de capacitar o aluno para que ele esteja apto a ter atitudes e habilidades necessárias para o mundo do trabalho e demais fatores da vida social. O autor lista as principais tarefas da escola publica, algumas delas são: 1) Proporcionar a toda criança e jovem escolarização básica pelos primeiros oito anos; 2) Assegurar a transmissão e assimilação dos conhecimentos e habilidades que envolvem o ensino; 3) Assegurar o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais, num contexto crítico e independente; 4) Proporcionar uma boa organização interna da escola com participação de todos os elementos da vida escolar. Destaca-se o plano de matérias que compõem o ensino básico do 1º grau composto pelas seguintes matérias: Português, Matemática, História e Geografia, Ciências (Físicas e Biológicas), Educação Artística e Educação Física e Lazer.
O COMPROMISSO SOCIAL E ÉTICO DOS PROFESSORES
            O principal compromisso social do professor e com o trabalho docente, onde sua responsabilidade e preparar seus alunos para se tornarem cidadãos participantes na vida cultural e política, tanto na escola como na família ou no trabalho. Os professores são um ponto de mediação entre o aluno e a sociedade, onde eles devem permanentemente exercer o empenho na instrução e educação dos valores sociais e culturais.

2 comentários:

  1. Muito bem Camila Albuquerque, Ewerton e Laryssa!!!
    Texto bem escrito, coeso, consistente com a abordagem de Libâneo.
    Atividade computada com êxito!!!

    Agora, precisam registrar a síntese do livro de Freire (1996) - Pedagogia da Autonomia.

    Segue abaixo o blog da turma:
    http://fafirebiologiadidatica20112.blogspot.com/
    Acesse o blog dos colegas e deixe registre seu parecer nos blogs deles
    Abraços!!!

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