sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RESUMO DO LIVRO - PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

O livro Pedagogia da Autonomia é um livro pequeno em tamanho, mas gigante em conhecimento na prática educativa.  Ensinar é ter um profundo conhecimento da palavra, onde a questão de identidade cultural pode chegar a atingir a dimensão individual e a classe dos educadores. Como aspecto principal o autor chama a atenção dos educadores formados ou em formação à responsabilidade ética.
Os conteúdos devem ser os mais claros e assimiláveis possíveis, relembrando-se do primeiro saber: não é transmitir conhecimento, nem tampouco amoldar o educando num corpo indeciso e acomodado, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino, logo, cabe ao professor continuar pesquisando para que seu ensino seja favorável ao debater.
Um simples gesto do professor representa muito da vida de um aluno. O que pode ser considerado um gesto insignificante pode valer como força formadora para o desenvolvimento intelectual e acadêmico do educador. O professor que pensa certo, deixa transparecer aos alunos que a beleza de se estar no mundo e a capacidade de perceber que intervindo no mundo ele conhecerá e transformará o mundo. Portanto, ensinar exige bom senso, uma vez que, deve-se observar o quanto é coerente e coeso os educadores estão sendo ao cobrar os conteúdos das suas disciplinas.
Sendo uma especificidade humana, o ato de educar exige segurança, competência profissional, comprometimento e generosidade. O professor que não leva a sério sua formação, que não estuda, nem se aprimora, não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. Portanto, existem professores cientificamente preparados, mas autoritários e arrogantes, ou seja, a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor. A autoridade tem como conseqüência democrática quer de si mesma, quer do educando, para a construção de um clima real na disciplina, jamais minimiza a liberdade. Com isso está mais do que convicto de que a disciplina verdadeira não existe na estagnação, mas no alvoroço dos inquietos, na dúvida que os instiga e na esperança que o desperta.
Podemos concluir que esta obra se aplica as práticas docentes e os métodos didáticos às comunidades de baixa renda, analisa imparcialmente as questões professor e aluno, conteúdo disciplinares, vivencia comunitária e o papel da família no processo pedagógico, posicionando-se de forma coerente. Não podemos deixar de reconhecer que além da riqueza intelectual de idéias que serão à base de muitos diálogos e reflexões. É de fato um roteiro que de forma muito simples ensina o professor a ensinar, pois ensinar não deve ser apenas transferência de conteúdos, mas um ato de respeito ao próximo, com sua bagagem e particularidades.

2 comentários:

  1. Meninos, parabéns pela síntese. Bem redigida.
    Dentre suas faltas, deve modificar a frase:
    "livro relata propostas de práticas pedagógicas necessárias para a educação" - isso não é verdade. Freire aqui não revela propostas de práticas educacionais, nas, relata quais são os saberes do professor, direcionado-os para o que de fato é o ensino, quando aponta "Ensinar é".
    Corrijam.

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  2. Estamos no final de Agosto, aproveitem o final de semana e atualize seu blog, vou avaliar:

    - Libâneo - capítulos 1, 2, 3 e 4.
    - Pedagogia da Autonomia.
    - Planejamento (objetivo geral e específico, justificativa, conteúdo, referências)
    - Entrevista o perfil do professor.

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