terça-feira, 25 de outubro de 2011

RESUMO DA AULA DO DIA 19/10/11

Foram apresentados as Tendências Pedagógicas pelos alunos em forma de slide, que são:

Tendência Liberal Tradicional - Prepara intelectual e moral os alunos para assumir seu papel na sociedade. Os conteúdos são conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Os métodos é feito através da exposição e demonstração verbal da matéria ou por meios de modelos. A relação professor x aluno é da forma de autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. A aprendizagem, é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade.


Tendência Renovada Progressista - O papel da escola deve se adequar as necessidades individuais ao meio social. Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente as situações de problema. Os métodos são feitos por meio de experiências, pesquisas e métodos de soluções de problemas. O professor auxilia no desenvolvimento livre da criança. A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas.


Tendência Liberal Tecnicista -  É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os conteúdos são informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica. Os métodos utilizados  são procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. Há uma relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno tem a tendência de fixá-las. A aprendizagem é através de avaliações verbais e objetivas.


Tendência Progressista Libertária - O papel da escola é de transformar a personalidade num sentido libertário, as matérias e os conteúdos são expostos mas não exigidas. Os métodos vivência grupal na forma de auto-gestão. A relação do professor com o aluno não é direta, o professor é orientador e os alunos livres. O professor e o aluno possuem os mesmos poderes de decisão.


Tendência Crítico-social - O papel do aluno é de divulgação dos conteúdos, o aluno como participador, já o professor como mediador entre o saber e aluno, onde os conteúdos culturais universais são incorporados pela humanidade frente á realidade social. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado.  A aprendizagem é baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos.


Tendência Progressista Libertadora - O principal mentor dessa tendência é Paulo Freire. Visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. A relação professor x aluno é de igual para igual, horizontalmente. A avaliação é dada pela compreensão e reflexão crítica.



Um comentário:

  1. Bem redigida a síntese.
    Colocaram de modo detalhado cada tendência.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir