terça-feira, 13 de setembro de 2011

LIVRO DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - CAPÍTULO 5


O Processo de Ensino e o Estudo Ativo

Com a leitura deste capítulo, entendemos melhor a relação entre o processo de ensino citado no capítulo anterior e o estudo ativo, que é definido aqui como uma atividade que o objetivo é favorecer a aprendizagem ativa. O capítulo aborda também como o professor pode dirigir, estimular e orientar as condições internas e externas do ensino.

O estudo ativo e o ensino

O estudo ativo é por conseqüência uma postura do aluno e do professor diante do conteúdo, pois as atividades deste estudo ativo se baseiam nas atividades do aluno de observação e compreensão de fatos ligados a matéria, da atenção na explicação do professor, favorecendo o desenvolvimento das capacidades cogniscitivas do aluno. Não existe ensino ativo sem o trabalho docente.

A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual

Neste tópico Libâneo declara algo muito importante e já dito em outros momentos humanos "O objetivo da escola e do professor é formar pessoas inteligentes..."
Com isso o professor deve se “agradar” ao aluno para ele compreender a matéria e ter possibilidade de pensar de forma independente e criativa sobre ela. Levanta dificuldades do trabalho docente para estimular aos alunos, principalmente porque o professor usa um estilo convencional de aula, igual para todas as matérias, com falta de entusiasmo e sem adequação com o mundo prático e real do aluno.
Logo estas dificuldades podem ser superadas com um domínio maior do conteúdo por parte do professor, eleger mais do que um livro de referência, estar atualizado com as notícias, conhecer melhor as características dos seus alunos, dominar técnicas, didáticas e metodologias. Com isto, cada tarefa didática será uma tarefa de pensamento para o aluno.

Algumas formas de estudo ativo

Vários estudos ativos envolvem procedimentos para despertar no aluno hábitos, habilidades de caráter permanente. Para isto temos várias tarefas e exercícios específicos para este fim, segundo Libâneo:
  1. Exercícios de reprodução - testes rápidos para verificar assimilação e domínio de habilidades.
  2. Tarefa de preparação para o estudo - Diálogo estabelecido entre o professor/aluno, aluno/aluno e observa e revisão de matérias anteriores.
  3. Tarefas de fases de assimilação de matérias - Atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos sistematizados e a realidade dos alunos.
  4. Tarefas na fase de consolidação e aplicação – compõem-se de exercícios e revisão de fixação.
Fatores que influenciam no estudo ativo

Há vários fatores que influenciam no ato de estudar e aprender, entre estes fatores destacam-se alguns que influenciam de sobremaneira no estudo ativo.
1. O incentivo ao estudo - conjunto de estímulos que estimulam no aluno sua motivação para aprender.
2. As condições de aprendizagem – para oferecermos condições mínimas de aprendizagem, temos que conhecer muito bem as condições sócio-culturais dos alunos.
3. A influência do professor e do ambiente escolar - certamente o professor e o meio exercem uma influencia muito forte no aluno.
O autor reitera aqui também a necessidade de uma sólida assimilação de conhecimentos para ocorrer uma verdadeira aprendizagem.

6 comentários:

  1. Recursos Didáticos
    Dinâmicas online – Disponível em: http://www.formador.com.br/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Blog dos poetas – Disponível em: http://blogdospoetas.com.br/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Arteirinhos – Arte na Educação – Disponível em: http://arteirinhos.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Caldeirão de ideias – Disponível em: http://nteitaperuna.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Educatube – Disponível em: Acesso em: http://educa-tube.blogspot.com// Setembro de 2011.
    70 anos de cinema – Disponível em: http://www.65anosdecinema.pro.br/paginaPrincipal.jsf Acesso em: Setembro de 2011.
    Guia de uso de imagens – Disponível em: Acesso em: http://blosque.com/31-sites-onde-achar-imagens-para-o-seu-blog-guia-de-uso-de-imagens/ Setembro de 2011.
    Porta-curtas Petrobras – Disponível em: Acesso em: http://www.portacurtas.com.br/index.asp Setembro de 2011.
    Para baixar música – Disponível em: http://addsite.wordpress.com/2008/10/05/35/ Acesso em: Setembro de 2011.
    100 músicas × 100 anos – Disponível em: http://www.planetarei.com.br/100anos/index.htm Acesso em: Setembro de 2011.
    Artes plásticas – Disponível em: http://www.artknowledgenews.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Domínio Público – Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp;jsessionid=B4A5919DD4E04B2FD29D5A0C1FDDE6F9 Acesso em: Setembro de 2011.
    Biblioteca Digital Mundial – Disponível em: http://www.wdl.org/pt/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Planeta Tic – Disponível em: http://www.planeta.sitedaescola.com/ Acesso em: Setembro de 2011.
    Jogo dramático – Disponível em: http://jogodramatico.blogspot.com/ Acesso em: Setembro de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Ual!!! Estão atualizados... parabéns!!!
    Foram bem objetivos nos registros apresentados.
    Gostei da expressão "Neste tópico Libâneo declara", pois, mostra que estão apresentando a postura do autor.

    Valeu!!!
    Atividade computada!!!

    ResponderExcluir
  3. Podem inserir figuras também!!!
    Vejam os fóruns dos colegas.

    ResponderExcluir
  4. Falta postar a dinâmica e outras atividades.
    Confira na lista do site da turma

    ResponderExcluir
  5. Relação de tópicos para avaliação, confira em seu blog (última data para postagem – 06 de Outubro):
    Síntese dos Livros:
    - Libâneo - Capítulos 1, 2, 3, 4 e 5.
    - Freire Pedagogia da Autonomia.
    - Veiga e Castanho - Capítulos - 1 e 2.
    Pesquisas
    - Entrevista o perfil do "Professor Ideal"
    - Plano de Aula (objetivos: geral e específico, justificativa, conteúdo,
    referências)
    - Exemplo de Dinâmica
    - Síntese dos temas debatidos no "Encontro Pedagógico da FAFIRE".

    ResponderExcluir