segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PLANO DE AULA

Plano de Aula

Instituição de ensino:
Turma: 7° série
Tema: O corpo humano
Estratégia de Ensino
Material Didático
Avaliação
1° dia : apresentar a importância do processo funcionnal do corpo humano, e a aplicação das fisiologias.
Estratégia de Ensino
- Questonar os alunos sobre o processo metabólico.
- Descrever com existe uma interdependência entre as fisiologias e o processo funcional do corpo.
Material Didádito
- Slides com a explanação de todo o conteúdo didático abordado em sala.
- Videos a respeito do funcionamento dos órgão, e o processo de absorção das células.
- Discursão no final da aula sobre todo assunto abordade.
2° dia : Descrever o sistema digestório; os órgãos desempenhando seu papel, e a definição de cada órgão com as seguintes definições: papel morfológico, e a relação com os outros órgão do corpo. Apresentar algumas patologias do sistema digestório.
- Debater sobre o trabalho organizando um grupo de 4 alunos, distribuindo um artigo com doenças diversas a respeito do trato digestório.
- Artigos científicos sobre patologias no trato digestório,e o livro.
- Exercício sobre o trato digestório, no livro pág 45. do 1° ao 10.
3° dia: Descrever o sistema respiratório; os órgãos desempenhando seu papel, e a definição de cada órgão com as seguintes definições: papel morfológico, e a relação com os outros órgão do corpo.
- Questionar os alunos sobre o tarto digestório, apresentar um vídeos sobre os casos mais graves com o uso do cigarro.
- Os efeitos do tabaco no tarto digestório.
- vídeos sobre patologias no trato respiratório, livro.
- Pesquisar sobre os efeitos do fumo em geral no trato respiratório, e atividade de casa, exercício pág 56, do 1° ao 9°.
4° dia: Descrever o sistema nervoso; os órgãos desempenhando seu papel, e a definição de cada órgão com as seguintes definições: papel morfológico, e a relação com os outros órgão do corpo.


- Aplicar a dinâmica do reflexo e do estímulo.
- Descrever o processo funcional do sistema nervoso com um vídeo, abordando a sinapse.
- Paródia para a melhor compreensão.
- Vídeos, com os seguintes conteúdos: A sinapse, e a relação do sistema nervoso e todo o corpo.
- Ficha com algumas perguntas sobre sistema nervoso.
- Ficha com perguntas e exercício de casa.
5° dia: Aula prática visualizando as estruturas morfológicas.
- Levar os alunos para o laboratório , para visuallizar as estruturas fissiológicas , e esclarecer como os órgão abordados funcionam.
- Rato, Bisturi, lidocaína, luvas de silicone.
- o Laboratório.
- Relatório de aula prática

domingo, 27 de novembro de 2011

RESUMO DA AULA DO DIA 24/11/11

A aula teve início com uma atividade em grupo (A-B-C-D-E) para o grupo apresentar uma música, paródia ou poema sobre a avaliação. O nosso grupo era composto por Bruno Batista, Caio Lucena, David Luan e Ewerton Silva. Escolhemos a seguinte música:
·         Garota de Ipanema (Tom Jobim)
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
É ela a provinha que reprova ou que passa
Pra qualificar ou pra classificar

A gente quando é colocado pra uma prova ferrenha
Não importa se é Múcio, Andréa ou Renilze
Se não tirar 10 o currículo afundar

A esse modelo batido
A vamo descobrir isso
A vamo formar é isso
É preciso dar continuidade
Ao processo de aprendizagem
A se o teacher souber qualificar
Os alunos todinhos se enchem de graça
E ficam mais livres com o 10 que tirou

Em seguida a professora apresentou um slide sobre avaliação
Assunto: PLANEJAMENTO
Tema: Conteúdo a ser elaborado
Objetivo: O que quer que o aluno saiba (algo concreto)
Estratégia de ensino: Como você trabalhará na aula
·         Descrever em tópicos (de forma objetiva)

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM TENDO COMO REFERÊNCIA CIPRIANO LUCKESI.

·         Contextos pedagógicos (dominante, hegemônico, conservador)
·         Novo modelo avaliativo
·         Perspectiva diagnóstica – conduz a novos encaminhamentos
·         Perspectiva formativa
·         Perspectiva contínua
·         Instrumentos avaliativos (inúmeros como por exemplo: atividade descrita, portifólio, pôster, prova, resenha, testes, exercícios, questionários, etc.)
·         Avaliação contempla (construção do indivíduo, ação dos professores, a instituição de ensino, etc)

Na visão de Luckesi, a avaliação é “atividade racionalmente definida dentro de um encaminhamento político e decisivo a favor da competência de todos para participação democrática”.

sábado, 26 de novembro de 2011

RESUMO DA AULA DO DIA 23/11/11

A aula começou com a formação do grupo de 4 pessoas e a professora fez a seguinte pergunta: Qual o momento avaliativo que mais lhe marcou em enquanto estudante. O grupo era composto por Ewerton Silva, Caio Lucena, David Luan e Bruno Batista. O processo que mais marcou, foi a avaliação proposta por um professor de matemática quando a intenção era que todos os alunos aprendessem. 
  1. Dava o tema proposto para a prova, 3 assuntos:
  • Probabilidade
  • Área de Polígonos
  • Medidas Agrárias.
     2.  Formava-se um grupo de 4 pessoas e sorteava 1 para fazer a prova.
     3.  Quem fizesse a prova, iria fazer representado os demais, ou seja, todos dependiam do que foi sorteado.

Em seguida foi feito uma leitura do texto "A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer". Fizemos uma análise do texto e debatemos em grupo os pontos importantes.

RESUMO DA AULA DO DIA 17/11/11

Nesta aula a professora passou um mapa que é um cronograma sequencial contendo 8 aulas, na qual o grupo deveria elaborar o plano de aula. Nele deveria conter:


  1. Introdução;
  2. Conhecimento prévio;
  3. Problematização;
  4. Sistematização;
  5. Avaliação.
O nosso tema escolhido foi O Corpo Humano, e partir daí debatemos e elaboramos conforme assimilamos na aula passada. O objetivo do plano de aula tem por finalidade a estrutura didática, o tema, a duração de aula, os objetivos , os conteúdos programáticos, as estratégias e os recursos didáticos e as referências como componentes fundamentais para a sua aplicação. Essa proposta facilita a operacionalização do plano, expressando que a estrutura representa uma estrutura mínima.

RESUMO DA AULA DO DIA 16/11/11

Na presente aula, a professora abordou alguns pontos mais importantes para a confecção de uma aula, foram eles:

  1. O currículo onde é pessoal, ou seja, a sua formação acadêmica.
  2. A ementa que é primordial para fazer o plano de ensino.
  3. O plano de ensino é o cronograma que o professor deve seguir para cada ano escolar, onde já está definido a carga horária. Após isso, é necessário fazer algumas perguntas do tipo: quando fazer, como fazer, com quem fazer.
  4. O plano de aula é onde vai elaborar as atividades, seguido como modelo o plano de ensino. Deve ser feito uma análise rigorosa sobre o plano de aula, pois, o professor é quem planeja a aula para ser aplicada aos alunos e ser passada os conhecimentos da melhor forma possível.
Após a análise desses temas acima, foram feitos vários grupos e demos início a elaboração de um plano de aula.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

RESUMO DA AULA DO DIA 27/10/11

ENTREVISTA - POSTADA POR LARYSSA GRAZYELLE

PLANO DE ENSINO
01.    Na elaboração do “Plano de ensino” (anual), para trabalhar na turma, você acha importante ser elaborar em conjunto com colegas que trabalham a mesma disciplina ou ver que não faz sentido, preferindo fazer sozinho?
R= Acho importante sim, embora tenham que ter quase o mesmo estilo de trabalho e pensamento senão não haverá sintonia e concordância.
02.    Para definir o plano de ensino- você acha importante considerar: os PCNs, perfil da turma e as propostas dos livros didáticos?
R= Sim, pois acredito que é um conjunto.

PLANO DE AULA
01.    Você se preocupa em elaborar o plano de aula?
R= Sim.
02.    Seu “plano de aula” é constituído semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente? Quem participa dessa elaboração?
R= Semestralmente. Os PCNs, o perfil da turma e os livros.
03.    Ao definir o tema e conteúdos de ensino a ser trabalhado com os alunos em sala de aula, o que você considera relevante?
R= Os PCNs, o perfil da turma e o que o mundo está pedindo nas provas de atualidades.
04.    O que leva em consideração para definir o material didático para sua prática pedagógica?
R= Gravuras e textos fáceis de entender.
05.    Que instrumentos avaliativos, mais comuns, você lança mão para avaliar seus alunos?
R= Seminários, pesquisas, jogos lúdicos e provas.

METODOLOGIA DE ENSINO

01.    Qual a metodologia de ensino que usa mais?
R= Textos e questionários.
02.    Na sua aula, como os alunos participam? E, como se dá a interação de aluno X professor?
R= Os alunos participam lendo os textos, fazendo perguntas e questionamentos. Em relação à interação dos alunos comigo é bastante saudável e construtiva.
03.    Você prefere que os alunos utilizem seminários ou trabalhos em sala de aula?
R= Seminários

ESPECÍFICA

# Que mensagem você deixaria para os alunos de licenciatura em biologia, quanto seu papel social?
R= Que o trabalho tem que ser algo saudável e gostoso de realizar, pois passarão a maior parte de sua vida exercendo-o. E assim terá uma vida sustentável.


ENTREVISTA - POSTADA POR EWERTON SILVA

PLANO DE ENSINO
01.    Na elaboração do “Plano de ensino” (anual), para trabalhar na turma, você acha importante ser elaborar em conjunto com colegas que trabalham a mesma disciplina ou ver que não faz sentido, preferindo fazer sozinho?
R= É importante sim trabalhar todos juntos, porque surgem várias opiniões diferentes e no final escolheremos o melhor para todos.
02.    Para definir o plano de ensino- você acha importante considerar: os PCNs, perfil da turma e as propostas dos livros didáticos?
R= Sim, para poder haver uma melhor sintonia.

PLANO DE AULA
01.    Você se preocupa em elaborar o plano de aula?
R= Com certeza.
02.    Seu “plano de aula” é constituído semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente? Quem participa dessa elaboração?
R= Mensalmente. utilizo os livros didáticos e os PCNs
03.    Ao definir o tema e conteúdos de ensino a ser trabalhado com os alunos em sala de aula, o que você considera relevante?
R= Atualidades e o perfil da turma.
04.    O que leva em consideração para definir o material didático para sua prática pedagógica?
R= Assuntos atuais com gravuras e textos fáceis para os alunos entenderem e aprenderem melhor, sem fugir jamais do plano.
05.    Que instrumentos avaliativos, mais comuns, você lança mão para avaliar seus alunos?
R= Seminários, pesquisas e provas.

METODOLOGIA DE ENSINO

01.    Qual a metodologia de ensino que usa mais?
R= Questionários e textos.
02.    Na sua aula, como os alunos participam? E, como se dá a interação de aluno X professor?
R= Gosto de estimular o aluno para que ele participe da aula lendo textos e respondendo a questionários e tirando suas dúvidas. A relação entre professor e alunos é bastante construtiva e respeitosa.
03.    Você prefere que os alunos utilizem seminários ou trabalhos em sala de aula?
R= Os dois são bastante construtivos e proveitosos. 

ESPECÍFICA

# Que mensagem você deixaria para os alunos de licenciatura em biologia, quanto seu papel social?
R= Trabalhe com amor e dedicação, só assim você colherá bons frutos e fará um mundo melhor. Amor, educação e dedicação andam sempre juntos.


ENTREVISTA – POSTADA POR CAMILA ALBUQUERQUE


PLANO DE ENSINO

01.  Na elaboração do “Plano de Ensino” (anual), para trabalhar na turma, você acha importante ser elaborar em conjunto com colegas que trabalham a mesma disciplina ou ver que não faz sentido, preferindo fazer sozinho?
R= A interação entre os professores é altamente importante para que haja uma melhor disposição e interação dos conteúdos.
02.  Para definir o Plano de Ensino - você acha importante considerar: os PCNs perfil da turma e as propostas dos livros didáticos?
R= Sim, pois isso é fundamental para o bom andamento do trabalho.

 PLANO DE AULA

01.  Você se preocupa em elaborar o Plano de Aula?
R= Sim, é indispensável.
02.  Seu “Plano de Aula” é construído semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, semestralmente ou anualmente? Quem participa desta elaboração?
R= Semestralmente, com o auxilio de livros didáticos e materiais relacionados aos temas a serem abordados.
03.  Ao definir o tema e conteúdos de ensino a ser trabalhado com os alunos em sala de aula, o que você considera relevante?
R= A plano de conteúdos determinado pela instituição de ensino, e a aplicabilidade dos conteúdos na sociedade.
04.  O que leva em consideração para definir o material didático para sua prática pedagógica? 
R= A facilidade para aprendizagem e o perfil da turma.
05.  Que instrumentos avaliativos, mais comuns, você lança mão para avaliar seus alunos?
R= Seminários, provas, relatórios e elaboração de artigos.

 METODOLOGIA DE ENSINO

01.  Qual a metodologia de ensino que usa mais?
R= Textos interpretativos.
02.  Na sua aula, como seus alunos participam? E, como se dá a interação entre aluno X professor, em sua sala de aula?
R= Através de questionamentos, buscando sempre tirar as dúvidas e realizando as atividades propostas. A relação é bastante produtiva e respeitosa.
03.  Você prefere que os alunos utilizem nos seminários ou trabalhos em sala de aula?
R= Seminários.

 ESPECÍFICA

# Que mensagem você deixaria para os alunos de licenciatura em biologia, quanto seu papel social?
R= A biologia tem um papel fundamental na sociedade, então vocês têm que ter dedicação e comprometimento com o trabalho realizado objetivando melhorar a vida do planeta.

RESUMO DA AULA DO DIA 20/10/11

Questionário

1. No vídeo “Aprender a Aprender” que posturas assumidas pelo educador você acha coerente para uma prática pedagógica na sala de aula? Justifique sua resposta.

R - O ensino do professor é primordial para passar seus conhecimentos aos alunos, o professor deve ser um facilitador, pois só ele possui os conhecimentos adequados para ser passado para o aluno da melhor forma. A postura adotada pelo professor foi de extrema importância para o aprendizado do aluno.

2. “Diante do tema: “a intencionalidade do ensino”, que apontam Veiga e Castanho, no livro “Lições de Didática” (cap. 1 e 2), quanto ao papel do educador?

R - . A INTENCIONALIDADE EDUCATIVA DO PROFESSOR É A RESPONSABILIDADE QUE O EDUCADOR TEM NA VIDA DEVSEUS ALUNOS. O PROFESSOR NÃO ESTÁ NA SALA DE AULA PARA, APENAS, MINISTRA CONTEÚDOS, MAS TEM QUE TER A CONSCIÊNCIA QUE SUAS ATITUDES INFLUENCIARÁ NO CARÁTER E CONHECIMENTO DOS SEUS ALUNOS. O PROFESSOR É UMA REFERÊNCIA PARA SEUS ALUNOS. É CONSELHEIRO, PSICOLOGO, FORMADOR DE OPINIÃO. UM BOM EDUCADOR TEM QUE TER AFETIVIDADE POR SEUS ALUNOS, PROCURAR UMA MELHOR MANEIRA DE TRANSMITIR SEUS CONHECIMENTOS E COMPREENDER CADA SITUAÇÃO QUE SEUS ALUNOS PASSAM

3. Considerando as tendências pedagógicas sobre qual tendência você fundamentaria sua prática pedagógica? E, por quê?

R - FUNDAMENTARIA A TENDÊNCIA PROGRESSISTA "CRÍTICO SOCIAL”. PORQUE OS CONTEÚDOS CULTURAIS UNIVERSAIS QUE SÃO INCORPORADOS PELA HUMANIDADE FRENTE À REALIDADE SOCIAL O MÉTODO PARTE DE UMA RELAÇÃO DIRETA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CONFRONTADA COM O SABER SISTEMATIZADO E O PAPEL DO ALUNO COMO PARTICIPADOR E DO PROFESSOR COMO MEDIADOR ENTRE O SABER E O ALUNO. BASEADAS NAS ESTRUTURAS COGNITIVAS JÁ ESTRUTURADAS NOS ALUNOS.

4.   Qual o valor de conhecer as concepções psicológicas sobre o “conhecimento” para a prática pedagógica?

R - A POSSIBILIDADE DA PSICOPEDAGOGIA TER RECURSOS PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CRIATIVO E COGNITIVO DA CRIANÇA. CONHECER O NÍVEL DE PENSAMENTO DE UM CRIANÇA, JUSTIFICA-SE VISANDO A POSSIBILIDADE DE INTERFERÊNCIAS CRIATIVAS, PELA VISÃO CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA, PROVOCANDO COM REFLEXÕES AS DESACOMODAÇÕES NECESSÁRIAS PARA AVANÇAR AOS NÍVEIS SUBSEQUENTES DE PENSAMENTO.ISSO SIGNIFICA DIZER QUE CADA SER HUMANO NASCE COM A POSSIBILIDADE DE QUESTIONAMENTOS. (POSTADO POR LARYSSA GRAZYELLE)

R - É O PROFESSOR RECONHECER QUE OS ALUNOS TEM NECESSIDADES AS VEZES QUE NÃO ESTÁ RELACIONADO COM DISCIPLINA ABORDADA PELO PROFESSOR. TODO E QUALQUER CONTEÚDO DEVE SER PASSADO DE UMA FORMA HARMÔNICA PARA QUE EM UM FUTURO PRÓXIMO O PROFESSOR TENHA UM FEEDBACK POSITIVO DOS ALUNOS. (POSTADO POR EWERTON SILVA)



R – CONHECER O COMPORTAMENTO FÍSICO E MENTAL PROPORCIONA AOS PROFESSORES UMA MAIOR FACILIDADE NA PERCEPÇÃO DA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS COM SEUS ALUNOS, AUXILIANDO ASSIM A ELABORAÇÃO DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS QUE MELHOR SE ENCAIXEM NAS NECESSIDADES E NO PERFIL DE CADA INDIVÍDUO, PROPORCIONANDO ASSIM O AUMENTO NA INTERAÇÃO E NOS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM. (POSTADO POR CAMILA ALBUQUERQUE)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RESUMO DA AULA DO DIA 26/10/11

Objetivos Educacionais ( Capítulo 6 e 7 de Libâneo )

A sala foi dividida em 2 grupos ( Grupo de Verbalização-GV e Grupo de Observação-GO ). Foi dado 10min para os grupos refletir os pontos abordados que foram:

  1. A importância dos objetivos educacionais;
  2. Objetivos gerais e específicos;
  3. Os conteúdos de ensino: que são conteúdos;
  4. Os conteúdos de ensino: elementos dos conteúdos de ensino;
  5. Os conteúdos de ensino: quem deve escolher;
  6. Os conteúdos de ensino: a dimensão crítico social dos conteúdos;
  7. Os conteúdos e o livro didático.
Enquanto um grupo o Grupo de Verbalização debatia os temas abordados, o Grupo de Observação prestava atenção e depois os grupos inverteram. Ao final a Professora perguntou os pontos positivos e negativos sobre o debate aos grupos. A forma dinâmica de abordar os temas dos capítulos 6 e 7 foram bastante importante, pois, os alunos conseguiram expor suas opiniões e nada melhor do que um bom diálogo para fixar os temas. Os pontos negativos foram a falta de tempo para debatermos e o grande número de pessoas que não leram o livro.