terça-feira, 13 de setembro de 2011

LIVRO DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - CAPÍTULO 5


O Processo de Ensino e o Estudo Ativo

Com a leitura deste capítulo, entendemos melhor a relação entre o processo de ensino citado no capítulo anterior e o estudo ativo, que é definido aqui como uma atividade que o objetivo é favorecer a aprendizagem ativa. O capítulo aborda também como o professor pode dirigir, estimular e orientar as condições internas e externas do ensino.

O estudo ativo e o ensino

O estudo ativo é por conseqüência uma postura do aluno e do professor diante do conteúdo, pois as atividades deste estudo ativo se baseiam nas atividades do aluno de observação e compreensão de fatos ligados a matéria, da atenção na explicação do professor, favorecendo o desenvolvimento das capacidades cogniscitivas do aluno. Não existe ensino ativo sem o trabalho docente.

A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual

Neste tópico Libâneo declara algo muito importante e já dito em outros momentos humanos "O objetivo da escola e do professor é formar pessoas inteligentes..."
Com isso o professor deve se “agradar” ao aluno para ele compreender a matéria e ter possibilidade de pensar de forma independente e criativa sobre ela. Levanta dificuldades do trabalho docente para estimular aos alunos, principalmente porque o professor usa um estilo convencional de aula, igual para todas as matérias, com falta de entusiasmo e sem adequação com o mundo prático e real do aluno.
Logo estas dificuldades podem ser superadas com um domínio maior do conteúdo por parte do professor, eleger mais do que um livro de referência, estar atualizado com as notícias, conhecer melhor as características dos seus alunos, dominar técnicas, didáticas e metodologias. Com isto, cada tarefa didática será uma tarefa de pensamento para o aluno.

Algumas formas de estudo ativo

Vários estudos ativos envolvem procedimentos para despertar no aluno hábitos, habilidades de caráter permanente. Para isto temos várias tarefas e exercícios específicos para este fim, segundo Libâneo:
  1. Exercícios de reprodução - testes rápidos para verificar assimilação e domínio de habilidades.
  2. Tarefa de preparação para o estudo - Diálogo estabelecido entre o professor/aluno, aluno/aluno e observa e revisão de matérias anteriores.
  3. Tarefas de fases de assimilação de matérias - Atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos sistematizados e a realidade dos alunos.
  4. Tarefas na fase de consolidação e aplicação – compõem-se de exercícios e revisão de fixação.
Fatores que influenciam no estudo ativo

Há vários fatores que influenciam no ato de estudar e aprender, entre estes fatores destacam-se alguns que influenciam de sobremaneira no estudo ativo.
1. O incentivo ao estudo - conjunto de estímulos que estimulam no aluno sua motivação para aprender.
2. As condições de aprendizagem – para oferecermos condições mínimas de aprendizagem, temos que conhecer muito bem as condições sócio-culturais dos alunos.
3. A influência do professor e do ambiente escolar - certamente o professor e o meio exercem uma influencia muito forte no aluno.
O autor reitera aqui também a necessidade de uma sólida assimilação de conhecimentos para ocorrer uma verdadeira aprendizagem.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

AULA DO DIA 09/09/2011



Pontos principais sobre o tópico do livro de Libâneo no capítulo 04.
"O CARÁTER EDUCATIVO DO PROCESSO DE ENSINO CRÍTICO."

  • O caráter educativo do processo de ensino está intimamente ligado com o ensino crítico;
  • Esta ligação permite ao ensino ter uma característica mais ampla;
  • O ensino se torna crítico pelo engajamento do social, político e pedagógico, determinando um postura frente às relações vigentes e à prática social real.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ENTREVISTA: CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR

    ü Criança ( 9 anos )
Aprendizagem de acordo com a ludicidade, promover uma aprendizagem mais sólida;
Quando a aula é fora da sala;
Quando o professor passa pouca tarefa.

 ü  Adolescente
Quando a aula se relaciona com o cotidiano;
Quando o professor promove passeios;
Quando a aula é dinâmica.

 ü  Jovem
Quando a linguagem do professor se compara com a do aluno;
Aula de campo;
Aula dinâmica.

 ü Adulto
Acima de tudo domínio do assunto;
Façam os alunos praticarem os assuntos como os exercícios por exemplo;
Despertar interesses dos alunos.

LIVRO DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO - CAPÍTULO 4

O Processo de Ensino na Escola
O magistério se caracteriza nas atividades de ensino das matérias escolares criando uma relação recíproca entre a atividade do professor (ensino) e a atividade de estudo dos alunos (aprendizagem). Criar esta unidade entre o ensino-aprendizagem é o papel fundamental dos processos de ensino na escola, pois as relações entre alunos, professores e matérias são dinâmicas.
As características do processo de ensino
Começa analisando as características do ensino tradicional e suas principais limitações pedagógicas. O professor só passa a matéria e o aluno recebe e reproduz mecanicamente o que absorve; é dada uma excessiva importância a matéria do livro sem dar a ele um caráter vivo; o ensino é somente transmitido com dificuldades para detectar o ritmo de cada aluno no aprender; o trabalho docente está restrito às paredes da sala de aula. Libâneo quer que entendamos o processo de ensino como visando alcançar resultados tendo como ponto de partida o nível de conhecimentos dos alunos.
Processos didáticos básicos: ensino e aprendizagem
A aprendizagem esta presente em qualquer atividade humana em que possamos aprender algo. A aprendizagem pode ocorrer de duas formas: casual, quando for espontânea ou organizada quando for aprender um conhecimento específico.
Isto define a aprendizagem escolar como um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental. Isto significa que podemos aprender conhecimentos sistematizados, hábitos, atitudes e valores. Neste sentido, temos o processo de assimilação ativa que oferece uma percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudes do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor. Podemos ainda dizer que existem dois níveis de aprendizagem humana: o reflexo e o cognitivo. Isto determina uma interligação nos momentos da assimilação ativa, implicando nas atividades mental e práticas.
O ensino é a combinação entre a condução do processo de ensino pelo professor e a assimilação ativa do aluno. O ensino tem três funções inseparáveis:
  1. Organizar os conteúdos para transmissão, oferecendo ao aluno relação subjetiva com os mesmos.
  2. Ajuda os alunos nas suas possibilidade de aprender.
  3. Dirigir e controlar atividade do professor para os objetivos da aprendizagem.
Mostra-se também a unidade necessária entre ensino e a aprendizagem, afinal o processo de ensino deve estabelecer apenas exigências e expectativas que os alunos possam cumprir para poder realmente envolve-los neste processo e mobilizar as suas energias.
Estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino
A estrutura e componentes explica o processo didático como a ação recíproca entre três componentes; os conteúdos, o ensino e a aprendizagem. Já o processo de ensino realizado no trabalho docente é um sistema articulado, formado pelos objetivos, conteúdos, métodos e condições, sendo, como sempre, o professor o responsável por esta condução Existem algumas condições para que a contradição se transforme em forca motriz:
1. Dar ao aluno consciência das dificuldades que aparecem no confronto com um conhecimento novo que não conhecem.
2. O volume de atividades, conhecimento e exercícios devem considerar o preparo prévio do aluno.
3. Estas condições devem constar do planejamento.

A estruturação do trabalho docente
Neste tópico Libâneo reflete sobre este entendimento errôneo de que o trabalho docente na escola é o de "passar" a matéria de acordo, geralmente, com o livro didático. E mostra que a estrutura da aula deve ter um trabalho ativo e conjunto entre professor e aluno, ligado estreitamente com a metodologia específica das matérias, porém, não se identifica com leia. A cinco momentos da metodologia de ensino na sala de aula:
  1. Orientação inicial dos objetivos de ensino aprendizagem;
  2. Transmissão /assimilação da matéria nova;
  3. Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos;
  4. Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos;
  5. Verificação e avaliação dos conhecimentos e habilidades.
O caráter educativo do processo de ensino e o ensino crítico
Este caráter educativo do processo de ensino está intimamente ligado com o ensino crítico, dando a ele uma característica mais ampla, determinada social e pedagogicamente. Este ensino é critico por estar engajamento social, político e pedagogicamente, determinando uma postura frente às relações sociais vigentes e à prática social real.